Como alcançar as notas musicais com a voz

alcançar notas musicais

Uma das principais dúvidas de cantores iniciantes é como alcançar as notas musicais.

Afinal, o treinamento musical envolve também o reconhecimento das notas e a capacidade de desenvolver a sua extensão vocal. Então, como é possível fazer isso?

Respire!

Ao longo desse artigo, você verá dicas não apenas para alcançar notas com as quais você ainda não está acostumado, mas também para saber reconhecer e diferenciar cada nota.

Então, não deixe de ler até o final para se tornar um especialista no assunto!

Vamos começar a praticar.

Como alcançar as notas musicais

O primeiro passo para alcançar as notas é saber reconhecê-las. Por isso, essa é uma das etapas iniciais do estudo musical.

No caso do canto, geralmente utilizamos o piano para apresentar as notas, já que o seu som é limpo e facilita o reconhecimento.

Depois de se acostumar com a sonoridade, é preciso começar a tentar reproduzir as notas com a sua voz.

Como existem muitas nuances, o auxílio de um professor capacitado em um curso de canto pode ser a melhor forma de treinar.

Aqui, vale ressaltar que nem todo mundo consegue alcançar as mesmas notas. Isso acontece por conta de dois conceitos: a extensão vocal e a tessitura.

O que é extensão vocal e tessitura?

A extensão vocal de um cantor refere-se às notas que ele consegue alcançar, desde a mais baixa até a mais alta, sem considerar o esforço. Já a tessitura engloba as notas que são emitidas de forma confortável e natural.

Isso significa que cada pessoa possui a sua zona de conforto, mas consegue desenvolver a habilidade de cantar notas que não estão na tessitura.

Porém, raramente um cantor será capaz de treinar uma nota que se encontra fora de sua extensão vocal.

É por esse motivo que existem tantas classificações de cantores, como soprano, barítono, tenor e etc. Cada pessoa se encaixa em um molde e precisa trabalhar de acordo com a sua extensão.

Isso não significa que você não será capaz de cantar alguma música que gosta porque as notas não englobam sua extensão vocal.

O que acontece, nesse caso, é que a música precisa ser adaptada para o seu tom para que você consiga cantar com tranquilidade.

Dicas para desenvolver a sua extensão vocal

Depois que você já tiver conhecimento da sua extensão vocal e souber reconhecer as notas musicais, será preciso muito treino para que você consiga alcançar essas notas.

Por isso, vale reforçar a importância de contar com um instrutor vocal para facilitar o caminho.

Existem algumas dicas básicas que precisamos apresentar para que você saiba como alcançar as notas musicais sem se lesionar: hidratar bem a garganta com água morna, treinar a respiração e nunca cantar sem antes aquecer a voz.

Esses cuidados prévios fazem toda a diferença na hora de desenvolver as suas habilidades.

Então, comece a decorar o som das notas e tente emití-las conforme o seu próprio nome. Por exemplo, ao tentar alcançar o dó, sempre faça o som da palavra “dó”. Isso ajuda a conciliar o som e identificar diferenças musicais.

Treinar com o acompanhamento do piano também facilita muito o exercício. Afinal, é possível ouvir as duas emissões de som de forma simultânea para alcançar a perfeição da nota musical.

Vale a pena também tentar reproduzir as notas musicais em diferentes escalas para aumentar a sua extensão vocal. Além de garantir mais versatilidade para o seu tom, você consegue também interpretar as canções em diferentes tons.

E aí, o que você achou das nossas dicas sobre como alcançar as notas musicais?

Deixe um comentário no espaço abaixo! Aproveite também para compartilhar esse artigo em todas as suas páginas nas redes sociais.