O que não se deve comer antes de cantar?

não comer antes de cantar

Como cantor, você provavelmente já ouviu falar muito sobre os alimentos que ajudam a melhorar a sua voz: a maçã, o mel, o limão, enfim.

Mas você sabe o que não se deve comer antes de cantar?

Da mesma forma que existem comidas que melhoram a sua performance, existem também alguns grupos que você deve evitar para não prejudicar a sua voz.

Quer aprender a cantar bem e afinado? Descubra aqui a melhor aula de canto online!

A primeira coisa que você precisa saber é que existem alguns alimentos cuja digestão é bastante demorada.

Como o canto é uma atividade que exige muito do seu corpo, é preciso garantir que o seu organismo esteja sempre leve e focado no canto quando precisar soltar a voz.

Porém, se ele estiver com o foco na digestão, você não conseguirá alcançar toda a sua capacidade vocal.

Por isso, evite alimentos muito pesados, como carnes, feijão, massas e outros alimentos que ficam por muito tempo no seu organismo. Dê preferência para legumes e vegetais.

As fibras presentes nesse tipo de alimento aumentam a sensação de saciedade, mas não demoram tanto tempo para serem digeridas.

Além dos alimentos que desaceleram a digestão, existem dois outros vilões quando o assunto é cantar bem.

O que não se deve comer antes de cantar?

Alimentos à base de leite

É um consenso entre s profissionais da voz que você não deve beber leite ou ingerir qualquer alimento feito à base deste ingrediente.

O yogurt, queijos e até o chocolate podem prejudicar significativamente a sua performance.

Isso porque o leite incentiva a produção de muco na sua garganta. A partir disso, temos dois problemas.

O primeiro é que o muco deixa a sua voz com aspecto pastoso e grosso, tirando a suavidade do canto.

O outro problema é que, quando sentimos o muco na garganta, temos o impulso de pigarrear e tossir.

Esse movimento faz com que as suas pregas vocais sejam “arranhadas”, causando rouquidão e até mesmo a perda da voz em alguns casos mais severos. Além disso, você pode sofrer com dores e inflamações.

Bebidas muito quentes ou muito geladas

Além disso, você deve evitar a ingestão de bebidas que estejam ou muito quentes ou muito geladas.

Isso vale não apenas para os momentos antes de cantar, mas para todos os dias se você realmente quiser cuidar da sua voz.

Temperaturas extremas podem machucar a sua garganta. Afinal, o músculo é muito sensível e pode se queimar com facilidade. Logo, prefira ingerir bebidas com a temperatura natural.

Agora que você já sabe o que não se deve comer antes de cantar, lembre-se de que existem diversos outros cuidados que você precisa ter para cuidar da sua saúde vocal.

Um deles é evitar ambientes com ar-condicionado, já que o aparelho faz com que o ar fique muito seco. Logo, fica mais fácil sentir os efeitos da desidratação e até mesmo pigarrear para tentar “molhar” a garganta.

Como a pele do nosso pescoço é muito fina, você pode também investir em lenços e cachecóis para se proteger de ventos frios.

Acredite: ficar doente e machucar a garganta é mais fácil do que você imagine. Portanto, procure se proteger como puder.

Outra coisa que você não pode esquecer de forma alguma é beber bastante água. A hidratação é imprescindível para o bom funcionamento de todo o nosso corpo e, no caso do canto, isso não é diferente.

Tente ingerir ao menos 8 copos de água por dia (o equivalente a cerca de 2 litros). Assim, você cuida muito mais da sua voz!

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o assunto, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais. Até a próxima!