Como saber se a sua voz é boa para cantar?

voz boa para cantar

Muitos cantores principiantes têm dúvidas de como saber se a sua voz é boa para cantar.

Por mais que, todos os dias, a gente ouça vozes maravilhosas por aí, nem sempre conseguimos identificar se a nossa própria voz é harmônica.

Antes de começarmos a falar sobre como você consegue conhecer melhor a sua própria voz, vale lembrar que, como tudo na vida, cantar bem também é questão de treino.

Isso significa que é possível treinar e desenvolver as suas habilidades para cantar cada vez melhor.

Dito isso, vamos ao que realmente interessa.

Confira abaixo 5 dicas de como saber se a sua voz é boa para cantar:

Grave a sua voz

A primeira coisa que você pode fazer é gravar uma canção com um microfone de qualidade.

Nem sempre a forma como ouvimos a nossa própria voz é como ela é percebida pelas outras pessoas.

Então, para que você possa se ouvir sob essa nova perspectiva, a gravação é a solução ideal.

Se você não tiver um bom microfone, utilize o gravador do próprio celular. Porém, lembre-se de que a qualidade do aparelho é comprometida.

Coloque a música de fundo

Para perceber melhor a sua voz, o ideal é que você grave a canção de duas formas: com e sem a música de fundo.

Afinal, sem nenhum barulho por trás, você consegue ouvir melhor a forma como você canta. Porém, com a música de fundo fica mais fácil perceber diferenças nas notas e até mesmo quando você desafina.

Conheça sua extensão vocal

Outra dica de como saber se a sua voz é boa para cantar é identificar a sua extensão vocal. Esse termo engloba as notas musicais que a sua voz consegue alcançar, ou seja, o quão alto ou baixo você pode cantar.

Para identificar a extensão vocal, você vai precisar de um profissional especializado em mapeamento vocal.

Pode parecer supérfluo, porém a verdade é que esse é um ponto muito importante para quem realmente deseja aprender a cantar bem.

Afinal, a extensão permite que você adapte músicas para o seu tom e cante com tranquilidade, sem correr o risco de machucar a sua garganta.

Cante em público

Se você é uma pessoa tímida, você provavelmente leu este subtítulo e entrou em pânico. Mas calma! Aqui, não estamos falando sobre grandes multidões.

A dica é se apresentar para uma pessoa ou até mesmo um pequeno grupo de pessoas para que você tenha uma opinião imparcial sobre a sua voz.

Como já mencionamos acima, nem sempre a forma como nos ouvimos é a forma como outras pessoas recebem a nossa voz. Então, ao cantar na frente de alguém, você terá uma ideia melhor de como soa cantando.

Não desista!

Por último, precisamos lembrar que, mesmo que você conclua que não tem uma voz boa para cantar, isso não significa que você não possa aprender.

Como diz o ditado popular, a prática leva à perfeição. Com a música, isso não é diferente.

Ao começar a estudar o canto, você desenvolve novas técnicas de percepção auditiva, propagação da voz, ritmo e muito mais. Ou seja, é possível aprimorar as suas habilidades até que você se torne um excelente cantor.

Para isso, tudo o que você precisa é vontade, disciplina e muita persistência. Portanto, procure um professor de música hoje mesmo para começar a sua jornada. Boa sorte!

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o tema, aproveite o espaço abaixo para que possamos ajudá-lo. Não esqueça também de compartilhar este artigo em todas as suas páginas nas redes sociais. Obrigado e até a próxima!