Em algum ponto da sua vida, você provavelmente já se perguntou se é possível aprender a cantar bem.
Afinal, vamos tantas vozes belas e pessoas talentosas na televisão, em shows, no rádio e etc. Como será que elas chegaram até este ponto de suas carreiras e desenvolveram a sua voz?
Ao longo desse artigo, vamos desmistificar uma das maiores crenças do mundo dos cantores: que, para cantar, é preciso nascer com o dom e talento.
Portanto, não deixe de ler o artigo até o final para saber como você também pode chegar neste hall de bons cantores.
Vamos lá?
É possível aprender a cantar bem?
Sim. E para que você realmente entenda isso, vamos repetir: sim!
O canto é uma habilidade que pode ser aprendida, desenvolvida e aprimorada como qualquer outra. Se você não sabe escrever bem, você provavelmente começará a treinar a escrita.
O mesmo acontece com a digitação no computador, a leitura, o raciocínio lógico e qualquer outra coisa que você queira aprender.
Com a voz, isso não é diferente. Independente da idade e do seu background musical, é possível começar a entender como sua voz funciona e desenvolver a habilidade de cantar bem. Para isso, você precisará de muito estudo e treino, ou seja, fazer aula de canto.
Então, se você sempre quis saber como manter a afinação e segurar longas notas musicais, mas não acha que nasceu com o dom, não se preocupe.
Apesar de algumas pessoas nascerem com mais facilidade para cantar, você também pode começar a estudar e adquirir técnicas que vão ajudá-lo a aumentar a bagagem musical.
Mas muito se engana quem acha que, para começar a cantar, é preciso estudar apenas a voz e a música. Essa habilidade envolve também autoconhecimento, técnicas de respiração, preparação vocal e muito mais!
É justamente por isso que lembramos sempre de que será preciso muita disciplina e dedicação para você alcançar seus objetivos.
Como aprender a cantar
Agora que você já sabe que é possível aprender a cantar bem, vamos conhecer algumas etapas do estudo musical. Ao encontrar um bom professor, ele provavelmente começará a te auxiliar nas técnicas corretas para respirar.
Isso porque o ar funciona como combustível para o nosso corpo e, ao mesmo tempo, é o responsável por tornar a voz audível.
Por isso, o instrutor ensinará técnicas de respiração pelo diafragma e como inflar os pulmões da forma correta. Depois, vocês podem passar para o aquecimento vocal.
Nesta etapa, você conhecerá melhor os órgãos responsáveis pelo canto. Isso é importante porque como em qualquer outra prática física, existem lesões específicas do canto que podem atrapalhar o seu desenvolvimento.
Logo, é preciso conhecer as suas cordas vocais e treinar exercícios responsáveis pelo aquecimento.
Aquecer a voz funciona como o alongamento antes do treino muscular. Ele é toda a base para que o canto saia de forma natural e você evite machucar a garganta e os outros órgãos responsáveis.
Então, você pode começar a estudar a música em si. Durante o treinamento, o professor ajudará a reconhecer as notas musicais e reproduzí-las com a sua voz. Tudo isso além da leitura de partituras, gêneros musicais e até mesmo a anatomia do corpo para que você se posicione bem ao cantar.
Viu só quanta coisa envolve o desenvolvimento da voz? É por isso que reforçamos que sim, é possível aprender a cantar bem, mas tudo depende de você e do quão disposto está a alcançar os seus objetivos.
Então, que tal começar a praticar hoje mesmo para se tornar o cantor que você sempre sonhou?
Caso você ainda tenha dúvidas sobre o tema, deixe o seu comentário abaixo. Não esqueça também de compartilhar o artigo nas redes sociais!