Você sabe o que fazer para aprender a cantar? Muitas pessoas acreditam que isso é uma questão de dom e talento e nem sempre é possível desenvolver uma boa voz. Se você se enquadra nessa descrição, saiba que está muito errado!
Afinal, como tudo na vida, o canto exige muita preparação, técnica e habilidade. É claro que existem pessoas que nascem com mais facilidade para reconhecer e alcançar as notas.
Porém, isso não impossibilita que você também consiga!
Então, que tal conferir algumas dicas para descobrir como desenvolver essa habilidade?
Veja abaixo o que fazer para aprender a cantar:
Busque um instrutor
O primeiro passo para aprender é procurar um bom professor.
Por mais que seja, sim, possível aprender a cantar em casa, um instrutor especializado ajuda a reconhecer as nuances da sua voz e pode guiá-lo no melhor caminho para treinar a sua voz sem machucar a sua garganta.
Além disso, o profissional também consegue identificar as notas que suas cordas vocais conseguem alcançar.
Muitas pessoas querem desenvolver sua extensão vocal e acabam se frustrando por acharem que não praticam o suficiente, sem saber que isso é uma questão do seu corpo.
Estude exercícios de preparação vocal
Outro erro muito comum é o de só “sair cantando por aí”. As cordas vocais funcionam como os nossos músculos e, por esse motivo, precisam ser treinadas e aquecidas antes de começarem a se exercitar.
A preparação vocal inclui os exercícios de aquecimento para evitar possíveis lesões na garganta.
Além de garantir que a voz saia com mais suavidade, o aquecimento prepara todas as regiões responsáveis pelo canto para que elas possam começar a atuar.
Então, não deixe os exercícios de preparação vocal de fora dos seus estudos!
Estude sua respiração
Outro aspecto muito importante é a respiração. Quando somos bebês, a respiração funciona como algo extremamente natural e, portanto, é um processo realizado da forma correta.
Quando crescemos, é quase como se o nosso corpo ficasse relaxado e acabamos esquecendo como respirar. Além disso, existem fatores que atrapalham a respiração, como a poluição e o fumo.
Porém, no canto, a respiração é muito importante. Logo, se você quer aprender a soltar a sua voz, será preciso treinar (e muito) a respiração.
Afinal, além de garantir que você segure a voz por mais tempo, o ar também é o responsável por propagar a sua voz e torná-la audível.
Praticar atividades físicas, como nadar, caminhar ou correr, pode ser uma ótima forma de adquirir condicionamento físico e controlar melhor a sua respiração.
Seja paciente, porém disciplinado
Uma das maiores dicas que podemos oferecer na hora de aprender a cantar é: seja paciente.
É muito comum que as pessoas definam o canto como objetivo e queiram ter uma voz angelical após duas ou três aulas de canto. Isso gera frustração que, por sua vez, pode levar à desistência.
Aprender a cantar é algo que exige tempo e muita prática. É preciso conhecer o seu próprio corpo, sua voz, sua anatomia, sua extensão vocal e uma série de outros aspectos relevantes para cantar bem.
Logo, é preciso ser paciente para conseguir os melhores resultados.
Além disso, não esqueça também que a disciplina é a chave para alcançar o sucesso em qualquer área. Definir e manter um plano de estudos, dedicando-se e comprometendo-se, faz com que você desenvolva a sua voz da melhor forma e consiga alcançar todos os seus objetivos.
Se você quer saber mais sobre como aprender a cantar e as melhores técnicas de estudo, fique de olho no nosso blog ou deixe um comentário no espaço abaixo para que possamos ajudar.
Aproveite para compartilhar o artigo nas redes sociais!