Se você acompanha o nosso blog, provavelmente já leu em diversos artigos que é muito importante saber como respirar corretamente na hora de cantar.
Além de garantir que você tenha fôlego para cantar e consiga segurar as notas por mais tempo, a respiração também é muito importante para propagar a sua voz pelo ar.
Ao longo desse artigo, vamos apresentar 3 exercícios que você pode fazer em casa para treinar a sua respiração.
Então fique com a gente e não deixe de praticar todos os dias para se tornar um cantor cada vez melhor!
Vamos começar?
Confira abaixo como respirar corretamente na hora de cantar:
Respire pelo diafragma
O ideal na hora do canto é que você sempre utilize o diafragma para respirar. A respiração com o apoio do abdômen evita o excesso de ar nas cordas vocais, um dos maiores fatores que fazem com que elas sejam prejudicadas.
Para treinar a respiração pelo diafragma, você pode seguir esses passos:
Fique em pé e posicione as mãos entre a bacia e a primeira costela. Assim, você pode sentir o ar entrando no seu corpo. Respire fundo e procure afastar os dados conforme o abdômen dilata.
Além dessa posição, você pode também deitar de barriga para cima e inspirar. É importante sempre sentir o direcionamento do ar para garantir que é o seu diafragma que está inflando.
Por isso, sempre posicione as mãos na cintura para conseguir perceber o movimento.
Inspire pelo nariz e pela boca ao mesmo tempo
Esse exercício não é algo que você fará o tempo todo para respirar bem, mas é algo que pode ajudar (e muito!) na hora de cantar. Puxar o ar somente pelo nariz nem sempre garante todo o oxigênio que você precisa para cantar.
Por outro lado, a inspiração exclusiva pela boca pode causar o ressecamento das suas cordas vocais.
O ideal é que, enquanto estiver cantando, você procure inspirar simultaneamente pelo nariz e a boca. Assim, você consegue uma quantidade de ar muito maior para manter a qualidade da voz.
Porém, isso exige muito treino para que você não cause soluços e até mesmo engasgos durante a propagação da voz.
Quando estiver aquecendo, procure praticar o movimento para que tudo dê certo na hora que você precisa.
Controle a inspiração e expiração
Contar o tempo que você demora tanto para inspirar quanto para expirar ajuda a conhecer melhor a sua respiração.
O ideal é que você inspire profundamente pelo diafragma pelo maior tempo que conseguir. Então, expire lentamente, soltando o som de “sss” e contando, pelo menos, até 10.
Expirar deve sempre ter um tempo maior que inspirar. Por isso, é importante prestar atenção na forma como você está acostumado a respirar para assegurar a qualidade da sua respiração.
Infelizmente, com o tempo, nosso corpo fica acomodado e começarmos a respirar de qualquer forma. No caso dos cantores, é de extrema importância mudar esse modus operandi para voltar à respiração correta. Afinal, isso faz toda a diferença na hora de se profissionalizar.
Vale lembrar que a qualidade da voz e da performance está diretamente relacionada com a respiração e o condicionamento físico.
Por isso, algumas atividades como a caminhada, dança, corrida, nado e até mesmo exercícios musculares podem fazer toda a diferença na forma como você canta.
Além de ajudar a entender como respirar corretamente na hora de cantar, você melhora o seu condicionamento e pode fazer performances mais longas.
É por isso que algumas atrizes e atores de teatro musical treinam o canto enquanto estão em esteiras ou bicicletas.
Se você tiver mais alguma dica sobre aprender a respirar, compartilhe conosco! Aproveite também para divulgar o artigo nas redes sociais.